CINABEH 2021

X CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE SEXUAL, ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO

Atualizada em 23/03/21 23:36.

No período entre 26 de março e 15 de maio, serão realizadas as atividades que compõem o X CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE SEXUAL, ÉTNICO RACIAL E DE GÊNERO, da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH). O evento será totalmente online, com uma programação extensa, entre conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos, mostra artística, seminários temáticos com apresentações de comunicação oral, relatos de experiências e outras.

A abertura do evento será realizada no dia 26 de março, às 16h00. Nos dias 26 e 27 de março a programação do evento contará com conferências, mesas-redondas, palestras e mostras artísticas. Já no período entre os dias 16 e 17 de abril, serão realizados os minicursos, seminários temáticos e oficinas. No último período do Congresso, entre os dias 14 e 15 de maio, será realizada a uma Roda de Conversas com parlamantares LGBTI+, a Assembleia, com eleição e posse da nova Diretoria, além da entrega do prêmio de teses e dissertações e do encerramento com apresentação artístico- cultural.

Toda a programação pode ser conferida no site do Congresso e em seu perfil no Instagram @cinabehoficial. Destacamos que os Seminários Temáticos listados abaixo são coordenados por integrantes do Ser-Tão:

ST 04: Lesbianidade e Re(e)xistências Sapatão - coordenado por Marcela Amaral (UFG), juntamente com Suely Messeder (UNEB) e Ana Cristina Santos (UFAL)

ST 06: Masculinidades e Transmasculinidades numa perspectiva interseccional - coordenado por Camilo Braz (UFG), juntamente com Guilherme Almeida (UERJ) e Vicente Tchalian (UFMT)

ST 13: Experiências de envelhecimento e curso da vida LGBTQIA+ - coordenado por Cadu Henning (UFG), juntamente com Guilherme Passamani (UFMS) e Benjamin Braga (UFMT)

"A Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal proposta fomentar e realizar intercâmbios e pesquisas sobre a diversidade sexual de gênero e suas interseccionalidades. A ABEH congrega professores/as, alunos/as de graduação e pós-graduação, profissionais, pesquisadores/as, ativistas e demais interessados/as nas temáticas das sexualidades e gêneros. De 1999 a 2001, Mario César Lugarinho, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) até 2007 e, atualmente, professor de Carlos Barcellos, na época professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (UFF), organizaram, em Niterói/RJ, três encontros científicos anuais em torno do tema “Literatura e Homoerotismo”, a partir dos quais, em 2001, foi fundada a ABEH. Os encontros de Niterói congregaram cerca de 70 pesquisadores doutores, brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de promover e difundir pensamentos críticos sobre a diversidade sexual e de gênero.

[...]

No seu X Congresso Internacional, que seria realizado no ano de 2020 e foi transferido para maio de 2021, em decorrência do contexto pandêmico de COVID-19, queremos fortalecer este compromisso através da indissociabilidade entre produção acadêmica e artístico-cultural, buscando também reunir um número significativo sujeitos e de trabalhos acadêmico-científicos e experiências, que versem sobre diferentes áreas do conhecimento em torno das discussões da diversidade sexual e gênero interseccionalizada com as questões étnico-raciais e religiosidades, observando a co-produção de políticas de vida e resistência das pessoas LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos) em um contexto atual de regressão de direitos e de aprofundamento da crise estrutural do capital. Pretendemos assim, demarcar o debate em torno das categorias trabalho e classe social, a partir das contribuições da Teoria Social Crítica, para este evento que possui um forte impacto no debate LGBTI no Brasil e na América Latina.
O ano de 2021, é de extrema importância para ABEH, pois completamos 20 anos de existência, embora tenhamos registrado a associação somente em 2006. Neste sentido, o X CINABEH também pretende ser espaço para discussão e deliberação sobre o novo Estatuto da associação, que não tem dado conta da abrangência de seu trabalho em nível nacional neste seu tempo de existência.

Objetivos do evento:

• Disseminar a produção de conhecimento em diversidade sexual e de gênero bra-sileira, a partir da intersecção com raça/etnia e classe social, a partir de uma perspectiva crítica;
• Difundir conteúdos sobre diversidades de gênero, etnico-racial e sexualidades através mesas, conferências, grupos de trabalho, pôsteres, teatro, dança, música e cinema;
• Sistematizar em livros, dossiês em periódicos, programas audiovisuais e catálogos a produção de gênero, raça, etnia, sexualidade e diversidades compartilhada no X CINABEH, com vistas a circulação internacional;
• Fortalecer grupos de pesquisa e redes acadêmicas, especialmente vinculadas a área de Serviço Social e Política Social imbricadas com a produção académica e política LGBTI"

Fonte: https://congressoabeh.com.br/sobre.php

URL relacionada: https://congressoabeh.com.br/sobre.php