QUEM SOMOS

Em 24/06/21 10:46 Atualizada em 24/06/21 11:21

O Ser-Tão é um núcleo de ensino, extensão e pesquisa em gênero e sexualidade vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Criado no final de 2006, o Núcleo tem como missão a produção e a divulgação de conhecimentos voltados à promoção da equidade de gênero e à garantia dos direitos sexuais. É composto por professoras/es, estudantes e pesquisadoras/es e por representantes de entidades civis interessados nas áreas de gênero e sexualidade. Os eventos são abertos ao público em geral.

A ideia é que o Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Gênero e Sexualidade, Ser-Tão, possa também dar o devido lugar às dimensões de extensão e ensino que já integram boa parte do nosso trabalho na Universidade. Ao longos destes mais de 10 anos de atuação, estivemos envolvidas/os com diferentes atividades, seja estritamente no âmbito acadêmico, como também em ações voltadas para a comunidade externa. Logo, nossa atuação não se deu somente a partir de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade, mas também através de aulas na graduação e pós-graduação, de ações de extensão, atividades formativas e intervenções voltadas à promoção da equidade de gênero e garantia de direitos sexuais.

Buscando dar continuidade às atividades do Ser-Tão, diante do cenário de adversidade, que nos impõe o distanciamento e a impossibilidade de realizarmos eventos presenciais, temos utilizado as redes sociais para fortalecer as nossas parcerias, divulgar conhecimento, discutir temas pertinentes ao nosso campo mas também relacionados ao COVID-19, privilegiando os lugares de fala daquelas/es que são marcadas/os pelas diferenças de raça, gênero e sexualidade. A inclusão do arco-íris na tarja da nossa logomarca se refere a este lugar de fala que desejamos destacar neste momento.