Luis Felipe Hirano

Em 08/04/18 03:31 Atualizada em 08/04/18 03:31

Luis Felipe

É Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Sociais - FCS/UFG, com atuação na área de Antropologia. Doutor em Antropologia Social pela USP, foi Fellow da Faculty of Arts and Sciences da Universidade de Harvard, com bolsa sanduíche da Capes. Tem experiência na área de Antropologia, com especialidade nos estudos sobre Teoria Antropológica, Antropologia Visual, Antropologia das Populações Afro-brasileiras e nos debates que envolvem a intersecção entre raça/etnia, gênero, corpo e sexualidade. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGAS/UFG.

É membro do LabNAU (USP),  Etnohistória (USP) e do GRAPPA (Grupo de Análises de Políticas e Poéticas Audiovisuais - UFRRJ), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Americana de Antropologia (AAA). Além disso, coordena a Coleção Antropologia Hoje, do Núcleo de Antropologia Urbana da USP. Em 2013, traduziu e publicou, em conjunto com Tatiana Lotierzo, a tradução ao português de "Fora de contexto", de Marilyn Strathern.

Desde de 2014, realiza a pesquisa intitulada Controvérsias em torno do corpo, que pretende articular os estudos dos marcadores sociais da diferença com o mapeamento de controvérsias e faz parte da pesquisa The Global Collaborative Network Race and Citizenship in the Americas, Princeton University and University of São Paulo.