foto da marcha das vadias goiânia 2015

NOTA DE REPÚDIO DO SER-TÃO ÀS PUBLICAÇÕES VINCULADAS À ORGANIZAÇÃO DO INTER UFG

Atualizada em 27/05/16 11:18.

O Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, da Universidade Federal de Goiás (UFG), torna público seu total repúdio às publicações de caráter misógino, racista, homofóbico e transfóbico vinculadas à organização das atividades do Inter UFG, amplamente divulgadas nas redes sociais. Consideramos inadmissível que um evento organizado por estudantes da UFG, e que leva o nome da Universidade, incentive práticas humilhantes, opressoras e preconceituosas, as quais buscamos enfrentar e combater cotidianamente em toda a sociedade.

Mais ainda, entendemos que a publicação divulgada apresenta um discurso criminoso, que incita o ódio e a violência contra as mulheres em geral e as mulheres negras e trans em particular, representando mais uma ameaça à segurança de nossas alunas, seja no âmbito das ações vinculadas ao Inter UFG ou ao convívio acadêmico na Universidade e social de um modo geral.

Por isso, exigimos que sejam tomadas providências para apuração da autoria da citada publicação, bem como para o combate às conhecidas práticas machistas, racistas, homofóbicas e transfóbicas associadas à promoção e realização do evento Inter UFG, e aplicadas as punições cabíveis, no sentido de impedir a persistência das opressões e violências de raça, de gênero e sexual em nossa Universidade. Reivindicamos, ainda, que sejam implementadas políticas internas de enfrentamento e prevenção à objetificação dos corpos das mulheres, ao racismo institucional, ao assédio moral e sexual e à cultura do estupro ainda presentes na Universidade e na sociedade brasileira.