noticia110.jpg

Nota de Repúdio do Ser-Tão a respeito de curso que anuncia "cura" (sic) gay

Atualizada em 28/02/16 14:36.

O Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG), vem a público repudiar quaisquer tentativas de associação entre homossexualidade e doença, desvio ou patologia. Tal posicionamento se dá no cenário em que, segundo informações divulgadas na internet, estaria sendo oferecido um “curso” denominado "Homossexualismo (sic): prevenção, tratamento e cura", sob responsabilidade de Claudemiro Soares, ex-aluno do Curso de Especialização em Políticas Públicas da UFG. É urgente aqui destacar que a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) condenam qualquer associação entre homossexualidade, doença e cura e que a UFG e sua FCS não promovem qualquer atividade de ensino, pesquisa e extensão que estimule a discriminação e o escárnio de grupos sociais discriminados, a exemplo das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais*. Por essas razões, entendemos inaceitável o uso do nome da UFG, da FCS e de seu Curso de Especialização em Políticas Públicas para a divulgação de iniciativas supostamente terapêuticas relacionadas à homossexualidade e o consequente estímulo à homofobia, à transfobia, ao machismo, ao sexismo e a outras formas de opressão. Precisamos parar de nos preocupar com as orientações sexuais e escolhas eróticas alheias, realizadas por sujeitos adultos, livres e conscientes. É urgente construirmos uma sociedade mais igualitária em todos os níveis, incluindo a igualdade de gênero e o respeito aos direitos sexuais e reprodutivos. Basta de LGBTfobia!

* Clique aqui para acessar Nota divulgada pela Assessoria de Imprensa da UFG e aqui para acessar Nota divulgada pela FCS/UFG.