Home
Mapa
Contato  
  Ser-Tão Geral Educação Saúde Segurança Trabalho/Previdência e Assistência Social Documentos Apêndices
   

Este sítio apresenta os principais resultados da pesquisa Políticas públicas para a população LGBT no Brasil: um mapeamento crítico preliminar, desenvolvida pela equipe do Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, que se vincula à Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás. O objetivo principal da pesquisa foi problematizar como os direitos sexuais têm sido tratados no Brasil, a partir de levantamento de políticas públicas de combate à LGBTfobia e de promoção da cidadania e dos direitos humanos da população LGBT, no âmbito federal, do DF e de nove estados, analisando seis áreas principais: assistência social, previdência social, saúde, segurança, trabalho e educação.  
Não tem este Relatório a pretensão de descrever os fenômenos estudados de uma forma cabal e unívoca, por mais que expresse posições políticas claras e o comprometimento ideológico da equipe do Ser-Tão com um mundo que seja mais acolhedor para todas as pessoas, incluindo lésbicas, travestis, transexuais, bissexuais e gays. Não possui, por outro lado, o desejo de ser luz ou bússola para decisões políticas de qualquer natureza, mas, antes de tudo, objetiva provocar, fazer pensar, disparar a vontade, produzir inquietação, promover indignação e, quem sabe, despertar nas pessoas a necessidade-esperança de fazer alguma coisa, o que quer que seja, para que a LGBTfobia deixe de ser um tema fraturante de nossa sociedade, contribuindo para a criação de condições de vida mais dignas para aquelas que têm sua sexualidade policiada e muitas vezes vivem em sua própria sociedade como se fossem párias e estrangeiras.
O cenário que se tem pela frente é de uma grande mudança na cena política nacional. Os próximos quatro anos serão decisivos para que as ações e programas destinados à promoção da cidadania de pessoas discriminadas em função de orientação sexual e identidade de gênero, iniciados na última década, sejam desenvolvidos e consolidados. Nada garante, porém, que isso ocorrerá, já que estamos na inteira dependência de como os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo se posicionarão em relação a temas centrais no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos.
O sítio foi lançado em caráter experimental e ainda está sujeito a modificações. Sugestões, informações e atualizações são bem-vindas.
Abraços. Equipe do Ser-Tão.

 
Novidades

17/11/2012 - "Por onde andam as Políticas Públicas para a População LGBT no Brasil" publicado na Revista Sociedade e Estado da UnB

06/09/2012 - Texto sobre políticas de educação publicado na Revista Bagoas

06/09/2012 - Texto sobre políticas de saúde publicado na revista Sexualidad, Salud y Sociedad (CLAM/IMS/UERJ)

eXTReMe Tracker
FCS - Faculdade de Ciências Sociais PPGS - Pós-graduação em Sociologia PPGAS - Pós-graduação em Antropologia Museu Antropológico FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás SDH - Secretaria de Direitos Humanos UFG - Univerdade Federal de Goiás Grupo Transas do Corpo