Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo novo

GRUPO DE ESTUDOS

Atualizado em 15/03/17 01:25.

GRUPO DE ESTUDOS EM GÊNERO, FEMINISMO, CORPO E SEXUALIDADE

 

O Grupo de Estudos em gênero, feminismo, corpo e sexualidade reúne alunos e alunas da graduação e pós-graduação das ciências sociais e áreas e interesses afins, de dentro de de fora da UFG, com a finalidade de aprofundar nos estudos clássicos e contemporâneos, pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. O grupo parte de uma perspectiva multi e interdisciplinar de modo a criar um ambiente estimulante e vibrante em torno da temática referida. O grupo se reúne quinzenalmente nas dependências da FCS/UFG e atua em sintonia com as outras atividades desenvolvidas pelo Ser-Tão. Justificativa: As diferenças e desigualdades existentes na sociedade nos impõem a necessidade de aprofundar nossos conhecimentos sobre ciência, poder, cultura, tradição, política e transformação social. O grupo de estudos se propõe a estudar em profundidade textos relevantes nas temáticas de gênero, sexualidade, corpo, com ênfase particular às conexões com a problemática da identidade e da subjetividade. Estão incorporadas a esta problemática a questão da violência (material, simbólica e epistêmica) contra grupos subalternizados (mulheres, negros, LGBTT, velhos, índios, entre outros) e dos processos de subjetivação atravessados por gênero, raça/cor/etnia, classe, sexualidade, localidade geográfica e idade/geração.O grupo focaliza e prioriza, ainda, abordagens que, por sua importância teórica e empírica intersectam as temáticas centrais: modos, estilos e formas de vida contemporâneos, estética da existência, letramento, colonialidade. A metodologia é fundamentada e inspirada no feminismo. Objetivos: Produzir reflexão e conhecimento acadêmicos sobre as temáticas de gênero, sexualidade e corpo numa matriz epistemológica e metodológica feminista;Envolver membros da UFG e de outras unidades acadêmicas externas para o debate em torno dessas questões;Estimular a produção conjunta de textos e praticar a experimentação da publicação coletiva de artigos acadêmicos e de opinião;Estimular a realização de, e a participação em, eventos relevantes nas áreas temáticas mencionadas. Especificação do Público Alvo: Estudantes de graduação e de pós-graduação de cursos e programas de dentro e fora da UFG.

Coordenação: Eliane Gonçalves

 

GRUPO DE ESTUDOS TRANS*UFG

 

Vinculado à pesquisa “Masculinidades Protéticas – um estudo antropológico sobre homens trans no Brasil”. Leitura e discussão de textos antropológicos e sociológicos acerca das transexualidades.

Coordenação: Camilo Albuquerque de Braz

 

GRUPO DE ESTUDOS EM GÊNERO E DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO
O Grupo de Estudos em Gênero e Diferenças na Educação reúne discentes dos cursos de graduação em Ciências Sociais, especialmente os/as vinculados/as à Licenciatura e bolsistas do Subprojeto PIBID Ciências Sociais. O objetivo do Grupo é promover leitura aprofundada e debate sobre os referenciais da literatura socioantropológica, especificamente as relacionadas aos estudos feministas, de gênero, sexualidade, raça, classe e etnia, articulados às praticas educacionais e ao ensino de Sociologia no Ensino Médio. Como ação do PIBID, a participação no Grupo possibilita o desenvolvimento de oficinas temáticas e projetos de intervenção direcionados à educação em direitos humanos, antirrascista e em respeito às diferenças de gênero, sexualidade, entre outras.
Coordenação: Marcela Amaral
Listar Todas Voltar