Weby shortcut
topo novo

Mercado GLS

Atualizado em 19/11/14 09:21.

 Pesquisa

Memórias, Margens, Mercados: um estudo sobre locais GLSem Goiânia
 
Existem algumas pesquisas sócio-antropológicas realizadas no Brasil que tratam do surgimento, dos desdobramentos e dos efeitos do chamado mercado segmentado “GLS” (voltado a gays, lésbicas e simpatizantes) em grandes centros urbanos, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tais estudos evidenciam a crescente importância do mercado, ao lado da atuação política, para um entendimento sócio-antropológico dos processos contemporâneos de constituição de corporalidades, identidades e subjetividades lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em contextos metropolitanos. A presente investigação enfocará as dinâmicas de surgimento de um mercado de lazer e sociabilidade “GLS” na cidade de Goiânia. Nesse sentido, entrevistar-se-ão empresários/as e idealizadores/as dos primeiros locais comerciais voltados a esse público na cidade, tendo como horizonte temporal as últimas três décadas. Além disso, realizar-se-ão entrevistas junto a freqüentadores/as desses lugares, a fim de resgatar memórias relacionadas ao surgimento desse mercado segmentado na capital goiana. Supõe-se que a compreensão sócio-antropológica dos processos de constituição de identidades e subjetividades lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em Goiânia possa ser mais complexificada ao levarmos em consideração não apenas o processo de surgimento e a atuação dos movimentos sociais e políticos locais voltados a essa população, mas também as dinâmicas locais relativas ao mercado segmentado na cidade.
 
Vigência do projeto: Agosto de 2011 a Julho de 2013.
 
Equipe Executora:
(Coordenador) Camilo Albuquerque de Braz – Professor Adjunto I do Departamento de Ciências Sociais, membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Ser-Tão) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
(Vice-coordenador) Luiz Mello de Almeida Neto - Professor Associado I, membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Ser-Tão) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
Custódia Selma Sena do Amaral – Professora Associada I do Departamento de Ciências Sociais, membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Ser-Tão) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
Maria Luiza Rodrigues Souza - Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Sociais, membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Ser-Tão) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG)
 
Katianne de Sousa Almeida - Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás e membro efetivo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Ser-Tão) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) na Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
Matheus Gonçalves França - Graduando em Ciências Sociais com habilitação em políticas públicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro efetivo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Ser-Tão) da UFG (PIVIC).
 
Tanieli de Moraes Guimarães Silva - Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro efetivo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Ser-Tão) da UFG (PIBIC). 
Listar Todas Voltar